quarta-feira, 8 de junho de 2016

Eu me cuido, tento agradar... Só que não sou e nem serei a Barbie que tanto querem.


Minha mãe está sempre me questionando o porque não sou feminina e mocinha. Diz que eu deveria me cuidar mais e ser mais bonita; fala que meu cabelo está horrível e minha postura é péssima, assim como tudo que eu gosto é lixo, tudo que eu sonho é infantil, e tudo que eu penso é para contrariar as pessoas e tentar ser a diferentona.

Não, não tento ser diferente, não faço nenhum esforço para isso e não estou tentando irritar ninguém, eu apenas sou assim, será que é difícil entender? Gosto de saias rodadas, da mesma forma que gosto de jeans; sou apaixonada por vestidos, assim como adoro blusas masculinas. Tenho um cuidado gigantesco com meu cabelo, pois gosto de tratar dele e deixá-lo bonito, porém fiz muita química, e o que mais estragou ele foi justamento o que fui obrigada a fazer – tirar meu azul para por uma tinha castanho – e por conta disso, tive que ir cortando até meus cachos formarem direito e parte da química sair. Mas é aquilo, ele está curto, cabelo curto deforma rápido, quer que eu faça o que? Espera que vou pegar minha varinha de condão criar um cabelo de Rapunzel.
Diz que preciso cuidar do meu corpo, da minha pele e da minha saúde. Até porque meu exames nem deram um resultado muito bom, meu corpo é bonito para mim e para muitas pessoas e eu cuido da minha pele na medida do possível. Eu nem faço nada disso, zzzzzz.



É, eu não gosto de usar maquiagem, apesar de ser apaixonada por brilho labial. Minha pele é oleosa e possui cravinhos, sendo que no frio eles somem, e ela tem uma maciez incrível. Meu cabelo, extremamente hidratado, brilhoso e sem queda. O que mais ela quer de mim? Que eu use brincos que me dão alergia e passe delineador para o meu olho ficar ardendo? Eu gosto muito de rímel e lápis, porém são coisas que uso muito raramente, já que não aguento a sensação deles nos meus olhos.

Quando vou a entrevistas, arrumo meu cabelo direitinho, sendo que no momento ele está sem corte, ponho uma roupa adequada, falo com a voz firme sem parecer grosseira, sou simpática. Agora digam-me, o que mais esperam de mim?


Estão sempre me perguntando o motivo de eu ser assim, de às vezes parecer um muleque, do meu cabelo estar curto ou do meu jeito de andar. Reclamam do meu jeito de agir, zombam e debocham de mim por querer uma vida diferente deles. Idaí se eu sinto que serei feliz viajando o mundo, com pouco dinheiro, sem muito luxo, me virando, aprendendo com o mundão que temos? Isso é infantil por acaso? É infantil eu pesquisar sobre formas de ter uma casa ecológica e sustentável, pois eu acho que além de ser bom para a natureza, será bom para o meu bolso? É infantil eu não querer ser falsa e criar uma máscara amigável e feliz de quem quer trabalhar de segunda à sexta num emprego do qual odeia, para pagar e comprar coisas sem valor e me vestir da forma que julgam correta? É infantil querer ser feliz? Por que, se é infantilidade de minha parte querer respeito e achar que cada um tem sua forma de querer viver, então desculpe sociedade, mas eu sou um bebezão.


Mas eu não vou dizer para vocês serem o que quiserem, afinal, tudo tem limite. Sinceramente, muitas gordinhas são lindas, e muitas são saudáveis também, só que dizer que aceitar isso é certo, olha, eu não concordo. Não por achar feio ou repugnante, e sim pela questão de saúde. Assim como muitas magras não são saudáveis, e é isso que importa: ser saudável, após isso você deve se sentir linda da forma que é.


Também não direi coisas como “mostre sua beleza natural para o mundo”, o rosto é seu, se você quiser tingir seu cabelo de loiro, colocar uma lente azul e usar maquiagem todo dia, você pode, é direito seu. Você não vai em um velório com a sombra rosa e o batom azul, isso já é sem noção. Afinal, uma garota não vai à igreja com uma minissaia jeans. Tudo é lugar, tudo é momento, mas fazer disso regra que é ruim. Você pode usar roupa curta, você pode ser mais andrógina, se isso for de coração, for de alma, isso é você, o mais natural possível da forma que você se sente bem.


Fico muito triste por pensar que minha aparência me prejudica para arrumar um emprego, fico muito chateada em pensar que um cabelo liso é tão importante quanto competência. E me sinto pior ainda quando me dizem para me encaixar nesses padróes, já que é assim que a fila anda. O que eu não vou, até porque não dou motivos para tanta repulsa, sou educada quando não pedem o contrário, faço de tudo para parecer apresentável pelo menos quando devo. Não vou virar a boneca que tanto querem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário