quarta-feira, 27 de abril de 2016

Consumidor compulsivo, o que posso fazer?


Estou sempre pensando em formas de economizar o meu dinheiro, mas como o ser humano que eu sou, nem sempre funciona. Percebi que gasto mais quando tenho pouco. É, vou explicar melhor.
Sempre que tenho uma quantidade grande de dinheiro eu ponho em minha mente que vou guardá-lo para algo mais importante futuramente, ou juntar um pouco pra comprar alguma coisa que quero extremamente; e isso me impede de gastá-lo com futilidades. Porém... tem as épocas dos quais estou zerada (quase sempre) e me dei conta de que gasto mais, e sempre com comida. E o motivo? Tendo pouco, passo em uma padaria, por exemplo, o que passa pela minha cabeça é “só tenho esse trocado, vou comprar logo isso enquanto ainda tenho alguma coisa”. Pois é, depois me arrependo, vêm a neura que gastei dinheiro, e com gordice ainda, e aparece a neura do aumento de peso.
Então eu decidi fazer um post com dicas que costumo usar pra não passar perrengue.

PENSE SE VOCÊ PRECISA MESMO DISSO
Muitos dizem “quando ver e algo e quiser comprar, pense primeiro se você precisa disso”; e eu digo que isso não ajuda tanto assim. Como você vai se controlar quando o que você quer está diante de seus olhos? Minha dica é fazer isso em casa, sim, em casa, refletindo sobre seus gastos. Tire um tempo, pense em tudo que você quer, que você precisa e o que gasta dinheiro necessário e desnecessário, e a partir daí você consegue selecionar o que importa e o que não importa. Acredite, fazendo isso sempre, quando passar em frente uma loja você pode até achar aquela camisetinha linda, mas vai pensar três vezes antes de querer comprar.  

ENVELOPES PARA GUARDAR SEU DINHEIRO
Sempre coloque uma parte do seu dinheiro em um envelope e vá acumulando. Isso ajuda como objetivo, é como se te desse determinação para juntar. Tenha um objetivo, para que quer esse dinheiro? Uma viagem, um vestido dos sonhos, emergências? Seja o que for, o envelope vai ajudar a se segurar.
Contudo, sempre tem as pessoas que vão pegando as migalhas do envelope achando que depois não terá prejuízo. Aconselho a escrever no envelope exatamente para que você está guardando aquele dinheiro, e lembre-se de sempre ler antes de pegar algo nele.

TENHA COM SI SEMPRE O NECESSÁRIO
Se você sabe que ficará pouco tempo na rua e só gastará o dinheiro do ônibus, leve esse dinheiro mais um extra para emergência. Atenção ao que eu disse: e-mer-gên-cia. Imprevistos acontecem; você pode se perder e ter de pegar outro ônibus, acabar ficando muito tempo na rua e ficar azul de fome, entre outras coisas. E sempre deixe esse dinheiro separado, de preferência em um cantinho da sua bolsa que só terá acesso quando precisar, e o dinheiro que você sabe irá usar em um lugar mais acessível ou em sua carteira. Às vezes nem lembramos que levamos um dinheirinho a mais e isso impede que o gastamos.

SEPARE SEU DINHEIRO
Faça etapas de gastos, por exemplo, sempre que receber seu pagamento, separe o que você precisa para suas contas, seus gastos mensais necessários, emergência e o que sobrar você usa como lazer. E saiba muito bem que lazer você quer usar seu tão suado dinheirinho, afinal, não adianta você separar cem conto para comprar uma saia que você é simplesmente louca a meses e acabar indo a um rodízio de pizza e ver seu dinheiro sumindo com as bebidas caras que você comprará lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário